sábado, 4 de junho de 2011

Greta Garbo por Gore Vidal

Greta Garbo.


«(...) Entretanto, uma feliz e voluntária relação entre mãe e filha estava a ter lugar todos os Invernos e, por vezes, de Verão também, em Klosters, na Suiça. Salka Viertel era viúva de um conhecido realizador alemão e mãe do escritor Pierre Viertel. Antiga actriz e argumentista, Salka fora escolhida por Greta Garbo para ser mãe dela. Salka morava na mesma rua que nós, junto ao pequeno apartamento onde Garbo ficava; fazia os seus exercícios de ioga na varanda para espanto dos aldeões, que não sabiam quem Frau Garbo era.
Garbo tinha simpatizado com o nosso cão terrier australiano, Rat. « Como é um nome muito brutal para ele, vou chamar-lhe Ratski.» E, assim, todas as manhãs, por volta das oito, ela passava pelo nosso apartamento e Ratski precipitava-se para a rua a fim de a cumprimentar. A seguir eu juntava-me a eles para o nosso passeio matinal ao longo do rio. Como sempre, Rat tomava o comando e só íamos aonde ele queria. Irvin Shaw e a mulher eram velhos amigos de Garbo e avisaram-nos para nunca discutirmos a carreira cinematográfica dela. Mas dava-se o caso de ser o assunto de que ela mais gostava de falar. lembrava-se dos pormenores de todos os filmes, incluindo os nomes do pessoal técnico. «Aprendi o meu mau inglês com eles», dizia, recordando-nos que fora estrela do cinema mudo e que todo o mundo se perguntava se a actriz sueca conseguiria fazer a transição para os filmes falados, tentativa que a sua co-estrela, John Gilbert, falhara.


 Greta Garbo e John Gilbert.


Ela não só gostava de falar dos velhos tempos como, passados tantos anos tinha curiosidade em saber o que era feito da MGM. Embora tivesse sido a rainha daqueles estúdios, não desprezava estar ao corrente das estrelas menores da corte.  Por um motivo qualquer, pensar na cantora Jeanette MacDonald fazia todas as actrizes desatarem a rir a bandeiras despregadas enquanto Judy Garland se punha a imitar a cançao de marca de Jeanette, San Francisco. Tinha, sem dúvida, a ver com as operetas antigas em que entrava Jeanette MacDonald juntamente com o parceiro Nelson Eddy, carinhosamente conhecido por «o capão cantor». Havia uma história que garbo adorava contar: Jeanette era casada com um actor chamado Gene Raymond, homem amável que actuou no meu filme, The Best Man. Uma manhã, Jeanette apareceu em casa com um chapéu de palha na cabeça, um cesto cheio de rosas recentemente colhidas e a trautear uma ária de A Azougada Marietta quando Raymond estava a jogar ténis no court do jardim. Ao entrar, ela lembra ao marido que o almoço está quase pronto e Raymond convida para almoçar o treinador, mas este desculpa-se: «Estou todo suado e não trouxe roupa.» Mas Gene Raymond diz-lhe: «Vai à minha casa de banho. Tem duche e uma data de roupa do teu tamanho.» O treinador assim faz. Entretanto, Jeanette está a pôr as rosas em jarras e, ao passar pela casa de banho do marido, ouve água a correr. Entra sorrateiramente lá dentro, mete a mão no duche e agarra nos genitais do treinador, cantando fortíssimo, «ding, dong. Não te atrases para o almoço!» Por esta altura, Garbo estava habitualmente morta de riso e a sua mão direita contorcia-se convulsivamente.


Greta Garbo.


Escreveu-se imenso sobre o seu encanto andrógino. Apesar de ser idolatrada como uma deusa por L. B. Mayer, o dono dos estúdios MGM, ambos estavam conscientes da razão da sua popularidade. As mulheres adoravam os filmes dela - sofria e tinha um tipo de beleza que raras pessoas possuíam. No entanto, não era popular entre os homens americanos, os quais preferiam o género de Betty Grable. as receitas ganhas pelos filmes com ela provinham sobretudo da Europa. Quando a Segunda Guerra Mundial pôs fim ao mercado europeu, Garbo afastou-se discretamente da MGM. Tiraria uma férias até a guerra acabar. Diz-se que Mayer chorou de gratidão. Ao contrário do que conta a lenda, ela não tencionava retirar-se e, quando a guerra terminou, Walter Wagner tinha um argumento para ela baseado em La Duchesse de Langeais, de Balzac, a ser filmado pela RKO. Garbo chegou até ao teste do guarda-roupa, uma maneira súbtil de o estúdio ver se ela ainda se parecia com a Greta Garbo. Parecia. Vi o teste. Nessa altura, ela estava na casa dos trinta. Infelizmente, o estúdio foi comprados por Howard Hughes. colega de aviação do meu pai, que cancelou o filme. É pena que o filme de Scorsese sobre Howard Hughes não mencione a única coisa que teria tornado Hughes famoso. Garbo ficou tão chocada por essa rejeição que nunca mais voltou a contracenar noutro filme. Também era muito rica e bastante preguiçosa.


Greta Garbo em Ninotchka de Ernst Lubitsch, 1939


Quando alguém me enviou uma grande lata de caviar, Howard decidiu fazer uma pequena festa só para nós, os Shaw e Greta Garbo. Ao último minuto, Irvin telefonou a perguntar se podia trazer a jornalista Martha Gellhorn. sempre gostei do que ela escrevia e simpatizava com todas as mulheres que se tinham casado com Hemingway. A pequena festa correu lindamente. Garbo chegou cedo e vestiu imediatamente o blazer de Howard. Gostava de se vestir com roupa de homem e costumava referir-se a si em termos masculinos. «Onde é que é a casa de banho dos rapazinhos?» era uma das suas expressões favoritas. Foi Ina Claire, a delicada comediante da Broadway, que foi à casa de banho dos rapazinhos logo depois de Garbo sair de lá e, de facto, o assento da sanita estava levantado.»
In, Navegação Ponto Por Ponto de Gore Vidal


Navegação Ponto Por Ponto de Gore Vidal.
 Editora: Casa das Letras, 2010.


«Gore Vidal faz uma viagem pela sua memória através dos bastidores da literatura, da televisão, do cinema, do teatro, da política e da alta sociedade. Com um estilo muito vivo e simples, como se estivéssemos a escutar uma longa confidência, Vidal salta de história em história, propõe reflexões. É simpático para umas personagens e impiedoso para outras. Nestas páginas encontramos episódios surpreendentes com Jacqueline Kennedy, Tennessee Williams, Eleonor Roosevelt, Orson Welles, Johny Carson, Greta Garbo, Federico Fellini, Rudolf Nureyev, Elia Kazan e Francis Ford Coppola. As páginas mais comoventes, escritas com pudor e subtileza, estão reservadas a Howard Auster, o seu companheiro de sempre, o homem com quem viveu mais de cinquenta anos. Navegação Ponto Por Ponto é um livro de memórias inteligente e elegante. Vidal começa com pequenas observações que crescem até ascenderem à sua devida grandiosidade. Um livro fluente, carregado de humor, simples, mas nunca simplista, vivo e glamoroso. Um livro de memórias imperdível.» 
(texto de promoção do livro)

(Fotos encontradas na net)


Sem comentários:

Enviar um comentário