sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Família Fonda

       
Uma das famílias com mais talento em Hollywood


Henry Fonda, um dos rostos mais conhecidos  e com mais talento da época de ouro do cinema americano, será para sempre recordado por seu papel de Tom Joad em As Vinhas da Ira (1940), de John Ford, adaptado do romance de John Steinbeck. 
Quando Henry Fonda falava nós acreditávamos: nas palavras de Tom Joad “...Eu estarei nos cantos escuros. Estarei em todo lugar. Onde quer que olhe. Onde houver uma luta para que os famintos possam comer, eu estarei lá. Onde houver um policia batendo numa pessoa, eu estarei lá. Estarei onde os homens gritam quando estão enlouquecidos. Estarei onde as crianças riem quando estão com fome e sabem que o jantar está pronto. E, quando as pessoas estiverem comendo o que plantaram e vivendo nas casas que construíram, eu também estarei lá.”
Só lhe deram um Óscar como consolação quando já era muito velhinho, num filme (A Casa do Lago) produzido por sua filha e contracenando com ela e Katharine Hepburn. Mais tarde, Jane Fonda, herdou alguns dotes do pai (principalmente a beleza)  e fez carreira no cinema e também destacando-se e bem, como activista contra a guerra do Vietname, ganhou dois óscars: em 1971 para Klute e em 1978, para Coming Home. Peter Fonda, irmão de Jane, foi nomeado duas vezes, mas nunca ganhou, será recordado pelo filme Easy Ryder. Bridget Fonda, filha de Peter Fonda continua ainda a tradição da família. (textos da net)

Henry Fonda com os filhos Peter e Jane em foto sem data.

Pai e filha nas ruas de Nova York em reportagem da LIFE. 1961. Leonard Mccombe. 

Jane Fonda na sua estreia no cinema, no filme Tall Story (1960), recebendo indicações 
de um grande realizador de Hollywood; Joshua Logan. 1959. Allan Grant.

Jane Fonda na sua estreia no cinema, no filme Tall Story (1960), 
lendo o argumento na casa de Joshua Logan. 1959. Allan Grant.

Peter Fonda. 1961. Francis Miller.
Bridget Fonda, filha de Peter Fonda. sem data.



(fotos da LIFE Archive excepto a primeira e a última que estavam á solta na net)



Sem comentários:

Enviar um comentário