terça-feira, 22 de novembro de 2011

Premeditando o Breque


Ontem dei boleia á Eneida e enquanto íamos no carro de pára-brisas partido (isto agora não interessa nada), mostrei-lhe uma canção dos Premeditando o Breque, e contei-lhe algumas coisas deste grupo e de como arranjei a gravação há uns 25 anos atrás. Hoje fiz uma busca no Youtube e vi que havia várias gravações deles e isso deu-me a ideia para este post.
Já andava pelo teatro e uma das pessoas com quem me dava era o Trindade Santos, que além de ser professor (não sei se era só isto) de literatura grega clássica na universidade de letras, era também critico de música em jornais, revistas e mais sítios. O homem sabe (sim porque ainda está vivinho da costa no Brasil) mais de musica, do que cinco vidas que eu venha a ter, jamais saberei. Recebi várias lições, uma de que me lembro foi quando lhe pedi algumas coisas de musica clássica ele me disse que não: que não me dava só os bombons eu também tinha que levar as caixas e os celofames, (quem percebeu percebeu), mas fez-me várias gravações de Jazz em cassetes, algumas ainda tenho em casa de coisas que ele achava que eu devia conhecer. Mas voltando á vaca fria, nessa altura  o Trindade Santos correspondia-se com um filho de uma pessoa amiga que vivia no Brasil e tanto o Trindade como ele trocavam discos das coisas interessantes que iam saindo nos dois países. Um dos discos que chegou dos Brasis foi o primeiro (e o mais interessante) dos Premeditando o Breque. Fiz uma gravação do LP para cassete e mais tarde gravei para um CD, e é isso que ainda corre no carro. Espero que gostem.


A Esperança É A Última Que Morre


Premeditando o Breque - Grupo musical de São Paulo, Brasil surgido no fim dos anos 70, característico pelo humor de suas composições. Formado por estudantes de música, o Premê, como ficou conhecido, participou de festivais no início dos anos 80 e gravou alguns singles até o lançamento do LP "Premeditando o Breque", em 1981, conseguindo notoriedade no meio universitário e intelectual. As letras são satíricas e bem-humoradas, e o estilo do grupo, de difícil classificação, de punk rock a baladas e sambas, passando por blues e "releituras" de clássicos sertanejos, fundindo MPB, chorinho, rock e até mesmo música erudita. O grupo destacou-se desde o início tanto pelas letras irreverentes e bem-humoradas quanto pela qualidade musical e pelos arranjos sofisticados, gravaram ao todo 5 discos mas que nunca tiveram grande sucesso e ainda duram fazendo shows esporádicos na zona de São Paulo. (texto pescado na net)


Fim de Semana



Brigando Na Lua


Quem curte uma roda de samba e de chorinho sabe o que significa premeditar o breque. É aquela capacidade de sentir o momento certo de dar aquela parada na percussão e/ou na melodia. Quem sabe premeditar o breque sabe e quem não sabe não sabe e não adianta querer ensinar.




Quer uma boa amostra do que é o breque?


Sem comentários:

Enviar um comentário