quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um último olhar para Lisboa


Stanley Kubrick em Portugal - 1948

Um último olhar para Lisboa, 1948


Tinha 17 anos, ainda não fazia filmes, mas já fotografava (desde os 13, com uma Leica oferecida pelo pai em dia de aniversário). Antes de ser Kubrick, portanto antes do cinema, Stanley teve uma primeira vida na fotografia. Em Agosto de 1948, Kubrick com 20 anos esteve em Portugal onde passou uma temporada, para fazer uma reportagem para a prestigiada revista Look, então a grande rival da Life, e para a qual trabalhava desde 1945.






Os editores da revista Look, tinham-lhe dito para fotografar os locais turísticos mais conhecidos de Portugal, um país que tinha escapado incólume aos horrores da II Guerra Mundial, bem como os principais monumentos e as igrejas mais antigas, ao acompanhar as férias de um casal de compatriotas, Jan e Bill Cook. Kubrick (1928-1999), foi o mais jovem fotógrafo de sempre contratado pela Look. O "modus operandi da revista" foi uma escola para ele: a Look contava histórias por episódios e exigia dos seus repórteres um acompanhamento obsessivo, e o mais naturalista possível, dos protagonistas das reportagens. Estas imagens "espantam pela sua surpreendente profundidade", antecipando o modo engenhoso como Kubrick tiraria partido dos recursos técnicos à sua disposição para representar e interpretar a realidade. 
(Fontes: Diário de noticias e fotosdistoedaquilo.blogspot)







(fotos (4) encontradas em giorney.tubir.com e outras (6) estavam á solta na net)




1 comentário:

  1. Vi essas fotografias em exposição em Bruxelas, este m~es de Abril... Fiquei surpreendida, uma série de 7 ou 8 fotografias, onde dizia que as gentes da Nazaré se vestiam de uma forma "arcaica"... Isto, em 1948...

    ResponderEliminar