segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Oliver Twist de David Lean (1948)


John Howard Davies é Oliver Twist no filme de David Lean. 1947. Nat Farbman.


Oliver Twist é um romance de Charles Dickens que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenómeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.
Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de Oliver Twist e vive seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Não suportando tantos maus tratos, Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de ladrões, comandado por um dos grandes bandidos da história da literatura - Fagin. Passa por muito sofrimento antes de viver feliz com a herança que o pai lhe deixou e a inesperada família que encontrou. (da sinopse do livro)


David Lean  com John Howard Davies (Oliver Twist) durante as filmagens. 1947. Nat Farbman.


O livro Oliver Twist de Charles Dickens, foi por diversas vezes, adaptado ao cinema. Destaca-se a adaptação de David Lean de 1948 (ganhou 5 Oscars, incluindo de melhor filme), que também adaptou ao cinema o livro Grandes Esperanças e David Copperfield, também de Dickens, e a versão de Roman Polansky, lançada nos cinemas em 2005.
Publicado originalmente em folhetim,em 1837-8, Oliver Twist é um dos livros mais famosos de Charles Dickens (1812-70) e o primeiro romance em língua inglesa a ter uma criança como protagonista.


John Howard Davies é Oliver Twist e Kay Walsh é Nancy, namorada de Bill Sikes. 1947. Nat Farbman.


Nenhum romancista teve jamais o êxito de Dickens. Se excetuarmos Walter Scott, cuja glória já passou, nenhum romancista teve as tiragens imensas de Dickens, nenhum romancista gravou tão inesquecivelmente as suas cenas e as suas personagens na memória dos povos de língua inglesa. Encheu a sua época, a época vitoriana, e encarna-a até hoje. Pode-se dizer: o mundo de Dickens é a própria Inglaterra da Rainha Vitória; e se, desde então, na velha ilha mudou alguma coisa, Dickens está também envolvido nisso. Com realismo tão impressionante, dizem, descreveu os cárceres para os devedores insolventes, as casas de trabalho forçado, o trabalho dos menores, o sadismo nas escolas, os abusos nos tribunais, nas repartições públicas, nas eleições, que contribuiu poderosamente para abolição daquelas injustiças, e ajudou a criação da Inglaterra moderna. Isto se lê nos livros escolares ingleses, e até historiadores para adultos citam romances de Dickens para ilustrar as condições sociais daquela época. 
(In, www.skoob.com.br e wikipedia)

Alec Guinness é Fagin, com um braço por cima de Oliver Twist quando o apresenta 
ao seu bando de crianças-ladrões, que roubam para ele. 1947. Nat Farbman.

Alec Guiness (Fagin) entrando na taberna, com Robert Newton (Bill Sikes) 
e Kay Walsh (Nancy) em primeiro plano. 1947. Nat Farbman.


John Howard Davies (Oliver Twist), ouvindo as instruções para roubar do bandido Alec Guiness (Fagin) e John Howard Davies (Oliver Twist) com o seu amigo Henry Stephenson (Mr. Brownlow). 1947. Nat Farbman.



(Fotos de Nat Farbman e LIFE Archive)



Sem comentários:

Enviar um comentário