quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Eliot Elisofon - Portugal 1948

Assim se faz Portugal


Eliot Elisofon
(1911-1973)


Já tinha publicado outras fotos de Eliot Elisofon de quando ele esteve em Portugal em 1948, mas essas estavam todas identificadas, enquanto estas só dizem "Atlantic Coast of Europe". Referem-se a uma viagem feita por Eliot Elisofon, desde a Noruega até Portugal, e acabando em Gibraltar (?), passando ao todo por nove países, sempre de carro ou barco e cuja reportagem a cores de 18 páginas foi publicada na Life Magazine em Junho de 1949. As fotos a cores bem as procurei mas não as encontrei.





Nascido em Nova Iorque em 1911, filho de imigrantes russos, Elisofon foi um fotógrafo autodidacta. Foi fotógrafo de moda comercial em seus anos mais jovens, depois foi progredindo, e começou a viajar pelo país como fotojornalista freelancer, fazendo imagens da devastação nacional e pobreza provocados pela Grande Depressão. E assim começou a fazer fotografias em procurava chamar a atenção sobre imundas condições urbanas que permaneciam negligenciadas. 





Em 1937, vendeu suas imagens para a LIFE Magazine. Em 1942, ingressou na LIFE como correspondente de guerra juntamente com uma série de outros fotojornalistas lendários, incluindo Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White, Eugene W. Smith, e Mydans Carl. Elisofon mais tarde fez uma série de levantamentos fotográficos praticamente de todos os cantos do globo. Ganhou uma reputação como técnico especializado e designer de iluminação, particularmente através de sua inovações revolucionárias na fotografia a cores. 





Além disso, sua paixão pela comida e vinho levou-o a tornar-se o primeiro fotógrafo autor de um livro de receitas. Elisofon permaneceu na LIFE em tempo integral até 1964, depois voltou à fotografia freelancer e começou a produzir projectos de filmes independentes. Quando Elisofon faleceu em 1973, com a idade de 62 anos, deixou para trás um impressionante conjunto de trabalhos como um dos principais fotojornalistas do século XX. 
(Texto encontrado em www.hrc.utexas.edu)







Algumas páginas da reportagem da LIFE.







(fotos LIFE Archive)



Sem comentários:

Enviar um comentário