terça-feira, 31 de julho de 2012

The End Of Hollywood '70

A Paramount Pictures em 1970
Fotos de Henry Groskinsky


Em 1970, a Paramount Pictures decidiu vender 
os seus "tesouros" e a LIFE fez uma reportagem.


Adolph Zukor, presidente do Conselho de Administração da Paramount Pictures aos 97 anos, ainda ia todos os dias para o seu escritório no seu carrinho de golf. Viria a falecer seis anos mais tarde. Na altura a Paramount já quase só servia para estúdios de televisão, tal como hoje.


"O cinema sonoro nunca dará certo. É barulhento demais e impede que as pessoas durmam durante o filme." 
(Frase atribuída a Adolph Zukor)

A reportagem da LIFE (excerto). Clique para ler.

«Um Estúdio de cinema é responsável pela produção e até distribuição dos filmes realizados sob sua tutela. Criados quando o cinema ainda gatinhava, os estúdios guardavam os acessórios e cenários dos filmes em grandes armazéns. Com o tempo, cada estúdio ganhou uma espécie de identidade própria, e um filme produzido em suas dependências tinha um “estilo” diferente dos outros estúdios, uma assinatura estética e temática. Já no final dos anos 1910, temos a popularização das estrelas, que davam à sua “casa” o  glamour necessário. Ainda havia a questão dos géneros, porque cada estúdio parecia fazer ou ter maior tendência na produção de determinados filmes. Hoje, é claro, essas marcas são mais subtis, uma vez que passaram a fazer um pouco de tudo.» 
(texto encontrado em planocritico.ne10.uol.com.br)


A célebre entrada da Paramount, que ainda existe para turista 
ver e grande plano de Adolph Zukor, aqui com 97 anos.




O Studio System

«Conjunto de práticas realizadas pelos grandes estúdios de Hollywood entre os anos 20 e 50, numa altura em que mantinham o controlo sobre todos os aspectos da produção e distribuição cinematográfica. Financiados por banqueiros de Nova Iorque, os filmes eram produzidos com uma eficiência semelhante às das fábricas, com o trabalho a ser dividido por departamentos (efeitos especiais, montagem, guarda-roupa, etc.), enquanto que realizadores, actores e argumentistas trabalhavam como “meros” empregados sob contracto e com criatividade artística limitada. Embora houvesse realizadores que usufruíam de alguma independência, grande parte deles trabalhavam sob as regras dos estúdios, cada um com o seu estilo característico. Muito embora a concorrência de pequenas produtoras e de produtores independentes, os grandes estúdios eram responsáveis por cerca de dois terços dos filmes distribuídos no final da década de 30, quer com filmes de grande orçamento, quer com filmes B. Determinados tipos de filme, como os de cowboys, melodramas e de mistérios, eram desenvolvidos de modo a manter os custos de produção baixos. O inicio do fim do studio system dá-se em 1948, quando o tribunal ordena os estúdios a desfazerem-se das salas de cinema que detinham, acabando, assim, o monopólio vertical que os estúdios mantinham sobre todas as fases da produção e distribuição cinematográfica. O declínio foi agravado com o surgimento da televisão nos anos seguintes. Muito embora a tentativa em combater a popularidade da televisão com produções mais caras, os estúdios viram-se confrontados com a impossibilidade de manter uma estrutura permanente de empregados e foram forçados a reorganizar-se. Embora tenham sobrevivido, os estúdios têm, desde então, mudado constantemente de mãos, e hoje não passam de empresas que aprovam e financiam filmes de produtoras independentes que depois distribuem.» 
(texto encontrado em chambel.net)









Adolph Zukor, Chairman of the Board at Paramount Pictures. Hollywood, 1970.
«O maior responsável pela integração do método do Studio System nos EUA foi Adolph Zuckor, o Mr. Paramount. O principal objectivo da adopção do sistema era para produzir os feature films em maior escala e em maior velocidade, afinal o lema “tempo é dinheiro” servia de motivação para incontáveis empresas.»
(texto encontrado em planocritico.ne10.uol.com.br)

Vista geral da Paramount Pictures em 1948. Foto de Peter Stackpole.
A Paramount Pictures, completa 100 anos de existência em 2012. E para comemorar a data, o estúdio fundado por Adolph Zukor em 1912 divulgou um poster comemorativo que inclui ícones inspirados em alguns de seus filmes mais famosos. O poster foi criado pelo estúdio de arte Gallery 1988, de Los Angeles. 
Foto e texto encontrado em pipocamoderna.com.br


(Fotos de Henry Groskinsky e LIFE Archive)






Sem comentários:

Enviar um comentário